Um remédio seguro contra a doença
Um dos motivos que levam a mulher na menopausa a desenvolver a osteoporose é a deficiência do hormônio feminino estrógeno. Você já deve ter ouvido falar que o uso deste hormônio ajuda a manter seus ossos fortes e evita o aparecimento de doenças cardíacas. Por outro lado, deve saber também que essa substância aumenta a chance de desenvolver um câncer de mama.
Diante dessas duas opções, você se senta e começa a avaliar entre custo e benefício.A dúvida, com certeza, é cruel. Que bom seria se existisse algum outro medicamento capaz de deixar o coração e os ossos sempre saudáveis, sem a preocupação de que um tumor malígno possa surgir a qualquer instante, não é mesmo? Acabar de uma vez por todas com essa questão é o objetivo de uma nova droga - o raloxifene, um medicamento conhecido como "modulador seletivo de receptores estrogênicos", ou simplesmente, SERM.
Sua ação é igual e, ao mesmo tempo, diferente do estrógeno usual. Assim como o hormônio ele protege os ossos e o coração. Mas, enquanto a atividade hormonal provoca divisão das células mamárias e do útero (aumentando o risco de câncer), há fortes evidências de que os SERM são inócuos.
Fabricado pelos laboratórios Eli Lilly, sob o nome comercial Evista, o remédio recebeu a aprovação do poderoso FDA (Food and Drug Admnistration), órgão americano que controla a venda de medicamentos, para ser comercializado como preventivo contra a osteoporose. A droga, já aprovada pelo Ministério da Saúde, deverá estar nas farmácias brasileiras ainda no primeiro semestre.
Em comparação com o estrógeno, o Evista promove apenas 50% de ganho de massa óssea (ao menos na coluna vertebral). Entretanto, impede que as mulheres continuem perdendo substância em seu esqueleto.
Fonte: Revista Criativa.
0 comentários
Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.