Oi gente, resolví homenagear aquí os Portugueses, que vem aumentando considerávelmente o número de visitantes no meu blog, depois do Brasil é claro, que é o meu país de origem, trazendo algumas das deliciosas receitas de Portugal.
Mas, vou estar homenageando, sempre que possivel algum lugar.
Agradeço a todos a visita e continuem comigo!
Feliz Natal pra todos!!!!
O açúcar do Brasil ajudou a popularizar as fantásticas receitas criadas nos conventos de Portugal
Por Ismar Leal
Veja ao lado da receita a cidade ou a região de origem.
Até o século XVI os portugueses contavam apenas com o escasso e caro açúcar da Ilha da Madeira para seu consumo. Mesmo assim, os conventos, onde se cultivava o hábito da boa mesa, não faziam nenhuma economia desse sedutor ingrediente. Neles as freiras e noviças, muitas delas filhas da nobreza, desenvolveram uma das mais requintadas doçarias do mundo. Chamados doces conventuais, as delícias inventadas alí levavam , além do açucar, muita gema de ovo, amêndoas e frutas cristalizadas. E só foram divulgadas para o mundo no século XVIII, quando o produto extraído da cana-de-açúcar plantada no Brasil se transformou no principal artigo do comércio internacional. Em alguns dos nomes - toucinho-do-céu, queijinhos-do-céu, ficou registrada a influência religiosa. Não conhecê-los é um pecado imperdoável.
E as claras?
A ausência de claras tem uma explicação simples. Segundo historiadores, elas eram usadas na confecção de hóstias e também para engomar hábitos das religiosas.
Bolo da Madeira - Ilha da Madeira
Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de amêndoas sem peles
1/2 xícara de frutas cristalizadas picadas
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de melado de cana
3 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos
Acessório
Papel-manteiga
Fôrma redonda com 25 centímetros de diâmetro
Fácil, 16 fatias 315 calorias
Preparo
1) Aqueça o forno em temperatura quente. Unte com manteiga a fôrma e forre com o papel-manteiga. Pique bem os três tipos de frutas e reserve.
2) Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Junte o melado e o leite e bata mais. Acrescente os ovos e bata de novo. À parte, misture a farinha de trigo com o bicarbonato de sódio e as frutas.Adicione tudo à massa e misture. Ponha na fôrma e asse por cerca de 2 horas ou até que esteja firme. Quando esfriar, desenforme.
Manjar branco Évora
Ingredientes:
3 xícaras de leite
1 1/2 xícara de açúcar
3/4 de xícara de farinha de arroz ou creme de arroz
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
1 peito de frango pequeno
Fácil, 4 porções, 589 calorias por porção
Frango doce?
Não estranhe a presença do frango. ele dá corpo á sobremesa. O manjar com leite de coco é invenção brasileira.
Preparo:
1) Coloque o frango numa panel, cubra com água e cozinhe até quase desfazer (cerca de 20 minutos) . Escorra, deixe esfriar,remova pele e osso e moa. Aqueça o fôrno em temperatura bem quente.
2) Numa panela, junte o leite, o frango moído, a farinha de arroz e o açúcar. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre com uma colher e pau. Acrescente a casca e limão e mexa até engrossar ligeiramente. Distribua em quatro tigelas de barro e asse até tostar. Sirva frio.
Fonte: Revista Criativa
0 comentários
Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.