Olá pessoal encontrei essa matéria e resolvi dividir com vocês, espero que gostem.
Bjos!
Dermatologista fala de influência do ciclo menstrual na pele da mulher
Cuidar da pele nem sempre é uma tarefa fácil de ser cumprida. Imagine como deve ser trabalhoso cuidar da cútis naqueles dias que antecedem e no momento da menstruação.
Para falar sobre o assunto e dar dicas de como cuidar e amenizar os sintomas apresentados pela menstruação, leia algumas indicações da dermatologista, formada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Dra. Márcia Purceli.
1- Quais as alterações que podem ocorrer na pele da mulher durante esse período?
A pele fica mais suscetível a ação dos hormônios do tipo progestágenos, que surgem na segunda metade do ciclo menstrual.
Existe um estímulo à oleosidade, aparecimento de acnes (espinhas) principalmente na área do queixo.
2- Quais os cuidados que a mulher deve ter em relação à pele nos dias que antecedem a menstruação?
Evitar uso excessivo de maquiagens mais oleosas, para não ocorrer obstrução dos poros. Limpar sempre a pele antes de dormir com demaquilantes e sabonetes de limpeza profunda.
Evitar mexer nas acnes (espremer cravinhos e drenar as espinhas por conta própria) para evitar as futuras manchas de difícil tratamento e escarificações, que podem evoluir para infecções mais profundas.
3- A idade da mulher interfere nos sintomas apresentados?
Sim, na adolescência as meninas ainda passam por um desequilíbrio hormonal, portanto o ciclo ainda não está bem estabelecido. Podem apresentar cravos e muitas espinhas.
Existe também a acne da mulher adulta – a partir dos 30 anos é muito comum o surgimento de acne em região mentoniana (queixo) pela ação hormonal. Se esse sinal for persistente deve consultar um dermatologista para investigação de Síndrome de Ovários Policísticos. (SOP)
Fonte: Terra
0 comentários
Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.