Olá pessoal, boa tarde!
Espero que gostem da matéria!
Um estudo da Unifesp mostra que só 21% das brasileiras estão de bem com seu corpo. A maioria, mesmo dentro do peso saudável, quer ser mais magra. A insatisfação com a própria imagem quando levada ao extremo pode causar problemas sérios, como distúrbios alimentares, baixa autoestima e limitação da vida social.
O estudo aponta ainda que as descontentes têm mais contato com a televisão e propagandas. "A imagem ideal não é real", diz a nutricionista Marle Alvarenga, realizadora do estudo.
Apesar dessa insatisfação, existem realmente mulheres que se encontram acima do peso, cuja causa pode estar em três grandes inimigos da dieta:
1. Estresse
As gordurinhas adquiridas em períodos de estresse podem estar relacionadas a uma série de obrigações e autoexigências que aparentemente dificultam uma vida saudável.
2. Ansiedade
Devorar uma caixa de chocolate em dez minutos é comum nesses casos. A ansiedade faz os níveis de leptina (promotora da saciedade) diminuirem e o de cortisol (envolvido na resposta ao estresse) aumentar. Aí é um pulo para cair de boca em alimentos ricos em gorduras e carboidratos que estão mais relacionados a comportamentos compulsivos.
3. Quantidade X qualidade
Pensar no peso e em contagem de calorias o dia inteiro atrapalha na escolha de alimentos saudáveis. Ou seja, preferir um refrigerante zero a um suco de frutas só porcausa das calorias não é uma boa opção. "Quem aprende a gostar de peixe, saladas e frutas dificilmente terá problemas com o peso", explica a dra. Jane.
O amigo da boa forma
Apesar de tantos obstáculos, não dá para ignorar um grande fator responsável pela manutenção da boa forma: a paixão.
Segundo a endocrinologista e nutróloga Jane Corona, apaixonar-se pode ser a melhor maneira de perder peso porque o corpo libera mais adrenalina, dopamina, testosterona e estrogênio, que elevam a autoestima, ajudam a queimar calorias e proporcionam prazer
Fonte: mdemulher
0 comentários
Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.